O fato de analise de como estará o planeta em um futuro próximo faz com que cresça um sentimento de preocupação que globaliza a humanidade em torno de planos sustentáveis. Hoje sabemos que muito já foi feito para minimizar os péssimos atos do homem contra a natureza assumindo o erro confirmamos que a inteligência humana com seu potência caminha para oferecer um melhor conceito de vida as gerações futuras.
  É com essa ideia em mente que vários projetos vem sendo desenvolvidos procurando levar essa filosofia verde para os setores mais urbanizados porém deficientes em termos ecológicos.


Com a urbanização crescendo as cidades se sentem obrigadas a se desenvolver de forma que possa dar condições significativas para a população com igualdade, com isso muitos setores são ampliados, é o caso da engenharia civil que apresenta um crescimento muito grande, procurando as melhores maneiras de suprir as demandas impostas por um mundo com ideias e inovações globalizadas.
Aliando o número de construções impostas pelo mercado com sustentábilidade e concientização ambiental, surgiu então os edifícios sustentáveis ou verde.

O que são os edifícios verdes ou sustentáveis?

São prédios construídos baseados em uma preocupação especial com o meio ambiente ou seja construídos de forma com que não agrida o meio ambiente possuindo assim todas as caractériticas sustentáveis seja visível no meio externo como no interno do prédio. Esses prédios são construídos com tecnologia capaz de garantir uma qualidade de vida muito grande para as pessoas e para o meio ambiente. Ganhando cada vez mais espaço, a filosofia verde aplicada nas construções vai desde prédio comerciais aos residenciais.
Para que prédios sejam considerados sustentáveis ou verde é preciso seguir alguns parâmetros, como veremos a seguir:
- O edifício precisa apresentar qualidade do ar
-Uso de energia renováveis ( energia solar é um exemplo claro)
- Uso de água ( é importante que tenha meios onde a água possa ser usada de modo consciente)
- Deve apresentar higiene e segurança 
- Uso de materiais ecologicamente correto
- Tratamento correto de resíduos sólidos (lixo) e controle da emissão de poluentes.
- Decoração ( não deve aparecer o uso de materiais que possam dar alergia)

A questão é, o Brasil está se desenvolvendo nessa área e não à razão para pensarmos em dificuldades de compra ou de venda, muito pelo contrários, acredito que essa nova realidade não está muito distante de nós e que futuramente como já está comprovado pela demanda os edifícios verdes será responsável por uma boa parcela da economia brasileira.
Confira mais informações sobre a Terceira imagem desse tópico: Prédio verde a Universidade Nayang em Cingapura 

Espero que tenham gostado, sugestões e comentários são bem vindos e clique em seguir ai no ladinho.
Tchau. 
                                                 Ana Carolina Rodrigues.

Category: | 1 Comment

1 comments to “Edifícios Verdes”

  1. Ana Parabéns pela materia muito boa mesmo